segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Chord Melody Aula 1

Fala pessoal !! Como puderam notar não postarei aulas aos finais de semana. Mas estamos de volta e o “treim ta bão dimais da conta sô” !!!!
Bom continuando nossas aulas vamos começar a intercalar algumas aulas de Chord Melody com as de improvisação e harmonização!
Chord Melody é um estilo de tocar que utiliza a técnica de tocar a harmonia juntamente com a melodia. É muito utilizada no Jazz e por improvisadores de arranjos musicais. Quando se vê alguém fazendo chord melody já se julga que o cara é fera demais. Vocês verão que a técnica é mais fácil que aparenta. Vamos “pira’a cabeça” com nossa nova maneira de tocar. Segue abaixo um exercício pra iniciantes:




Notem que não é necessário harmonizar todas as notas. Isso vai depender muito de cada pessoa. Alguns gostam de mais acordes e outros menos. Mas como isso funciona pô ? Calma pessoal a paradinha é tranqüila. Toca-se os acordes escritos acima e ao mesmo tempo toca-se a melodia descrita na partitura (pra quem não sabe ler partitura segue a tablatura abaixo da partitura). Por exemplo : invés de tocar apenas a nota mi toca-se o acorde C7M que já inclui a nota mi e continua-se tocando a seqüência da melodia até o próximo acorde – A7. Qualquer dúvida respondo pelos comentários.


7 comentários:

Anônimo disse...

Opa blog legal meu caro, o que pudermos fazer pra trocar experiencias é valido !!! ahh esse lance de chord melody combina tbm com uma bossa ( quer dizer a bossa é chamado jazz brasileiro né), tocar um jobim combinando melodia e harmonia fica show e tbm temos q acostumar nossos sucessores na musica a lerem partituras!!!
abraços..andré

Matusalém disse...

Valeu pela força André !! Realmente a bossa é show. Mistura de Samba (brasil) e Jazz (EUA). A cadência é fantástica! Quanto a partituras, os violonistas e guitarristas são sempre muito criticados por não lerem partituras. Queremos incentivar o estudo das mesmas. No mais contamos com sua ajuda na divulgação deste blog, indique para seus amigos !! Grande abraço !!!

Mateus Gonçalves disse...

Eu adoro este artigo, ja li muitas vezes, revendo sempre esta questão do chord melody. Eu no caso tento o possível harmonizar todas as notas. E é a mais pura verdade quando o outro disse, que os sucessores aprendam a ler partitura. Tem gente que prefere ler tablatura, mas na partitura cabe muito mais instrução, e não é mais dificil.

Rone disse...

Sempre fuço na internet sobre violão, acabei de achar a saída pra melhorar e muito o básico que faço. Obrigado pela oportunidade, Deus te abençoe.

Rone disse...

Sempre fuço na internet sobre violão, acabei de achar a saída pra melhorar e muito o básico que faço. Obrigado pela oportunidade, Deus te abençoe.

Unknown disse...

parabéns! Vou acompanhar as aulas.

Unknown disse...

parabéns! Vou acompanhar as aulas.