sexta-feira, 2 de março de 2007

Improvisação Aula 4 : Escalas III

O blues é um estilo musical ótimo para a improvisação !!! Sabe aqueles licks chorados que chegam nos deixar arrepiados ? Pois é !!! Grande parte disto se deve ao efeito das pentablues ! Escalas pentatônicas (5 notas) acrescidas de notablues ( 3ª menor da escala). Segue abaixo o desenho da pentablues de lá menor.

Como lá menor é relativa (as escalas possuem as mesmas notas) de dó maior. Você pode utilizar esta escala para improvisar numa música que esteja em dó maior. Ahh.......não esqueça de abusar da menor que no caso é o mi bemol. Se quiser dar um tchan a mais pode acrescentar a sétima menor (si bemol) nos seus licks( sequência de notas que transmitem uma idéia).


ps: Meu intuito neste blog é começar desde o princípio com uma linguagem bem amigável. Por isso peço paciência aos mais experientes e que eles nos ajudem com seus conhecimentos em nossos comentários!

Infelizmente não postarei aulas nesta semana pois estarei viajando, mas assim que voltar daqui 7 dias postaremos aulas detonadoras. Grande abraço e até mais !!!

Nenhum comentário: