sexta-feira, 16 de março de 2007
quinta-feira, 15 de março de 2007
Chord Melody Aula 3
O processo de harmonização e da criação do chord melody depende do aprimoramento que fazemos na harmonia das músicas. Inicialmente começamos com acordes básicos e acrescentamos dissonâncias, fazemos substituições à medida que nos sentimos a vontade com a melodia. Existem grupos de acordes que podem ser substituiídos entre si numa música de acordo com os amantes do Jazz. Exemplo :
quarta-feira, 14 de março de 2007
Harmonização Aula 5
SubV7 - é um tipo de acorde que consiste no substituto da dominante e é formado um semitom acima do acorde de resolução. Este acorde resolve tanto um acorde maior quanto um menor.
Ex:
Suponha a passagem : G7 - C7M
Invés de utilizar o G7 podemos utilizar o SubV7 que neste caso será Db7 (Ré bemol com sétima menor) por ser o acorde um semitom acima do C7M (acorde de resolução). Logo :
Nova passagem : Db7 - C7M
Lembrando que se o acorde de resolução fosse Cm (dó menor) poderíamos utilizar o Db7 como acorde de passagem normalmente.
Até a próxima !!!
terça-feira, 13 de março de 2007
Harmonização Aula 4
Preparação dos demais graus diatônicos : podemos utilizar os dominantes dos demais graus diatônicos por exemplo :
Suponha a seguinte sequência : C G Em G Dm G G C
Podemos rearmonizá-la utilizando os dominantes dos outros graus do campo harmônico.
Mudanças :
Antes : G -> Em
Depois : B7 -> Em ; B7 é dominante de Em ( é utilizado como preparação para o Em)
Antes : G -> Dm
Depois : A7 -> Dm; A7 é dominante de Dm ( é utilizado como preparação para o Dm)
Antes : G -> G
Depois : D7 -> G; D7 é dominante de Gm ( é utilizado como preparação para o Gm)
Com estas mudanças poderíamos tocar uma música que utiliza a sequência anterior com esta nova sequência :
C B7 Em A7 Dm D7 G C