sexta-feira, 16 de março de 2007

Harmonização Aula 6

Uma cadência muito utilizada na música popular é a segunda cadencial. E é formada por um acorde menor no tempo forte antes de uma acorde dominante que por sua vez vem antes da tõnica. Ex: Dm7 > G7 > C , onde Dm7 está separada do G7 por um intervalo de quarta justa ascendente ou quinta justa descendente.
Ai você me pergunta "e daí ?"," e o kiko?". Depois de um sorriso irônico digo que isto é show !! Agora sempre que você tocar um música em que tiver uma sequência de acordes onde a tônica é seguida pela dominante (Ex. G > C ) você poderá substituir pela sequência: Dm > G > C. Preenchendo melhor a música. Sacaram !? Então abusem da segunda cadencial em suas músicas !!
Até segunda pessoal !!

quinta-feira, 15 de março de 2007

Chord Melody Aula 3

O processo de harmonização e da criação do chord melody depende do aprimoramento que fazemos na harmonia das músicas. Inicialmente começamos com acordes básicos e acrescentamos dissonâncias, fazemos substituições à medida que nos sentimos a vontade com a melodia. Existem grupos de acordes que podem ser substituiídos entre si numa música de acordo com os amantes do Jazz. Exemplo :

Acordes Maiores : Maior, Maior 6, Maior 7, Maior 9 , Maior 7/6


Acordes Menores: Menor , Menor 6, Menor 7, Menor 9, Menor 11

E assim por diante. Segundo os jazzistas estas substituições não ferem em nada a fluência da melodia.


Estudem este exemplo abaixo :
Abração!

quarta-feira, 14 de março de 2007

Harmonização Aula 5

SubV7 - é um tipo de acorde que consiste no substituto da dominante e é formado um semitom acima do acorde de resolução. Este acorde resolve tanto um acorde maior quanto um menor.
Ex:
Suponha a passagem : G7 - C7M

Invés de utilizar o G7 podemos utilizar o SubV7 que neste caso será Db7 (Ré bemol com sétima menor) por ser o acorde um semitom acima do C7M (acorde de resolução). Logo :

Nova passagem : Db7 - C7M

Lembrando que se o acorde de resolução fosse Cm (dó menor) poderíamos utilizar o Db7 como acorde de passagem normalmente.

Até a próxima !!!

terça-feira, 13 de março de 2007

Harmonização Aula 4

Preparação dos demais graus diatônicos : podemos utilizar os dominantes dos demais graus diatônicos por exemplo :
Suponha a seguinte sequência : C G Em G Dm G G C

Podemos rearmonizá-la utilizando os dominantes dos outros graus do campo harmônico.

Mudanças :
Antes : G -> Em
Depois : B7 -> Em ; B7 é dominante de Em ( é utilizado como preparação para o Em)

Antes : G -> Dm
Depois : A7 -> Dm; A7 é dominante de Dm ( é utilizado como preparação para o Dm)

Antes : G -> G
Depois : D7 -> G; D7 é dominante de Gm ( é utilizado como preparação para o Gm)

Com estas mudanças poderíamos tocar uma música que utiliza a sequência anterior com esta nova sequência :


C B7 Em A7 Dm D7 G C
E assim aos poucos estamos aprendendo rearmonizar as músicas que antes tocávamos de forma bem simples. Acho importante ressaltar principalmente para os iniciantes que não é legal encher músicas rápidas de "tric tric". Toque o mais simples possível. Quando partir para músicas mais elaboradas como a bossa nova ou o Jazz , abuse dos seus conhecimentos de rearmonização.
No mais, nos vemos na próxima.

segunda-feira, 12 de março de 2007

Harmonização Aula 3

Bom, na última aula de harmonização falamos sobre preparação para o primeiro grau do campo harmônico. Mas podemos fazer preparação para outros graus também! Por isso acho conveniente tratar sobre as funções tonais dos acordes dentro de um campo harmônico antes de tratar das preparações.
Dentro de uma campo harmônico são três as funçõe harmônicas :
Tônica : Tem sentido conclusivo (estável) e geralmente é o I grau mas pode ser substituído pelo VI e III graus que também são estáveis.
Dominante: Tem sentido suspensivo (instável) e pede resolução na tônica. É representado pelo V grau ma s pode ser substituído pelo VII.
Subdominante : Tem sentido meio suspensivo pois é intermediária entre a tônica e a dominante. É representado pelo IV grau podendo ser substituído pelo II.
Exemplo : Campo Harmônico de Mi maior -> E F#m G#m A B C#m Dm7(b5)
E = Tônica
A = Subdominante
B = Dominante
E com isso na próxima aula aprenderemos como utilizar as funções harmônicas dos acordes para fazer preparação para qualquer acorde do campo harmônico.
Abração.

domingo, 11 de março de 2007

Off topic 1

Olá pessoal ! Estou de volta......eta férias boas sô !!! Bom pra não ficarmos limitados as nossas postagens todos podemos resolver qualquer dúvida em teoria musical na nossa comunidade do orkut > http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=28303005
Grande abraço......Amanhã retomamos nossas aulas.