sexta-feira, 2 de março de 2007

Improvisação Aula 4 : Escalas III

O blues é um estilo musical ótimo para a improvisação !!! Sabe aqueles licks chorados que chegam nos deixar arrepiados ? Pois é !!! Grande parte disto se deve ao efeito das pentablues ! Escalas pentatônicas (5 notas) acrescidas de notablues ( 3ª menor da escala). Segue abaixo o desenho da pentablues de lá menor.

Como lá menor é relativa (as escalas possuem as mesmas notas) de dó maior. Você pode utilizar esta escala para improvisar numa música que esteja em dó maior. Ahh.......não esqueça de abusar da menor que no caso é o mi bemol. Se quiser dar um tchan a mais pode acrescentar a sétima menor (si bemol) nos seus licks( sequência de notas que transmitem uma idéia).


ps: Meu intuito neste blog é começar desde o princípio com uma linguagem bem amigável. Por isso peço paciência aos mais experientes e que eles nos ajudem com seus conhecimentos em nossos comentários!

Infelizmente não postarei aulas nesta semana pois estarei viajando, mas assim que voltar daqui 7 dias postaremos aulas detonadoras. Grande abraço e até mais !!!

quinta-feira, 1 de março de 2007

Harmonização Aula 2

Olá pessoal ! Uma boa forma de rearmonizar uma música é utilizar acordes diminutos como arcordes de passagem. Vamos exemplificar utilizando a sequência : C F G C
Agora podemos colocar um acorde de passagem entre o F e G. O segredo é você pegar o acorde diminuto meio tom abaixo do segundo acorde que neste caso é o G. Ficaria assim :
C F F#º G C
F#º = Fá sustenido diminuto
Até a próxima !

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Chord Melody Aula 2

Seguem alguns exercicíos de harmonização dos exemplos da primeira aula de Chord Melody. Treinem bastante !!

Exemplo 1 :



Exemplo 2:



Abraço!

terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Harmonização Aula 1

Não vou ficar teorizando muito sobre harmonização. Quero que nosso curso seja o mais prático possível por isso vou direto ao assunto.
Já viu aquele seu amigo tocar a mesma música que você mas cheio de "tric tric"? Tipo C7/9b ou Bm7/5+ curuuuuuuuuuuissssss !!! Pois não é "bicho de sete cabeças" ! Olha só : Quando você estiver tocando uma música e for mudar do 5° grau do campor harmônico para o primeiro você pode acrescentar algumas dissonâncias no acorde de 5° grau. Como exemplo :

Campo Harmônico de Dó maior:
I - C
II - Dm
III - Em
IV - F
V - G
VI - Am
VII - Bm7(b5)

Ai você está tocando a seguinte sequência: I - IV - V - I -> C - F - G - C
e quer deixar a sequência mais "chic" e impressionar seus amigos (rsrs). Fácil acrescenta dissonância no acorde G que é o quinto grau do campo harmônico de dó maior.
Na passagem V - I poderá ser utilizado:
V7 - I
V9(13) - I
V7(9) - I
se o primeiro grau for menor poderá ser utilizado : V9(b13) - Im

a sequência anterior poderia ser rearmornizada assim : C9 - F7 - G9(13) - C
obs: coloquei nona no primeiro acorde e sétima no segundo por opção (sem regrinhas).
Quanto a como tocar os acordes procurem em qualquer dicionário de acordes.
Dúvidas ? Comentem!!!!! ahh ...na próxima aula de harmonização vamos ver como utilizar acordes diminutos e deixar nossos amigos de queixo caído.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Chord Melody Aula 1

Fala pessoal !! Como puderam notar não postarei aulas aos finais de semana. Mas estamos de volta e o “treim ta bão dimais da conta sô” !!!!
Bom continuando nossas aulas vamos começar a intercalar algumas aulas de Chord Melody com as de improvisação e harmonização!
Chord Melody é um estilo de tocar que utiliza a técnica de tocar a harmonia juntamente com a melodia. É muito utilizada no Jazz e por improvisadores de arranjos musicais. Quando se vê alguém fazendo chord melody já se julga que o cara é fera demais. Vocês verão que a técnica é mais fácil que aparenta. Vamos “pira’a cabeça” com nossa nova maneira de tocar. Segue abaixo um exercício pra iniciantes:




Notem que não é necessário harmonizar todas as notas. Isso vai depender muito de cada pessoa. Alguns gostam de mais acordes e outros menos. Mas como isso funciona pô ? Calma pessoal a paradinha é tranqüila. Toca-se os acordes escritos acima e ao mesmo tempo toca-se a melodia descrita na partitura (pra quem não sabe ler partitura segue a tablatura abaixo da partitura). Por exemplo : invés de tocar apenas a nota mi toca-se o acorde C7M que já inclui a nota mi e continua-se tocando a seqüência da melodia até o próximo acorde – A7. Qualquer dúvida respondo pelos comentários.